Como está o seu marketing pessoal e profissional?

Você usa bem a sua imagem e, sabe vender bem suas ideias?

Vou trabalhar com você neste artigo as técnicas de como poderá criar o seu produto profissional e como deverá vender suas ideias.

Dificuldade do líder com a sua imagem

Uma das características que mais se destaca no levantamento do quadro de competências que faço nos meus cursos é a dificuldade dos participantes em trabalhar a sua imagem e mostrar a sua capacidade profissional na empresa. Para facilitar o entendimento do processo de montagem do seu marketing pessoal e profissional, faço uma analogia com a concepção de um produto, iguais a esses que compramos e consumimos no dia a dia.

Pense em você como um produto de marketing.

Procure trabalhar o seu “mix de produto”:

  • Marca
  • Embalagem
  • Composição

Marca:
O seu nome é a sua marca!

Então procure trabalhar bem essa marca. Uma marca deve ser de fácil transmissão, de fácil memorização e além de ser de fácil associação. Se tiver um nome apreciativo com essas características, ótimo. Se não for o nome pode ser o sobrenome. Existem pessoas que trabalham seus apelidos como marca: Pelé, Xuxa, Guga, Cacá e tantos outros que conhece. Artistas utilizam nomes sonoros e de fácil memorização, como Mateus Solano, Brad Pitt, Anitta, Marisa Monte, quanto mais sonoro, melhor.

Crie seu nome, senão será um nome entre tantos que existem, no trabalho, no mercado, como homônimos e muitos colegas. Seja uma marca única e geralmente o apelido costuma ser mais genuíno. Na Share Offices, por exemplo, temos ótimos exemplos de pessoas que estão trabalhando a sua marca pessoal e profissional com o Lucas, que é o caso da advogada MANUELA ARANTES.

No meu caso é o sobrenome: Limão que é de fácil transmissãoassociação e memorização. Meu logonome é AJ Limão, tanto para comunicar, como nas assinaturas. Uso ainda AJ Limão Ervilha, por ser mais exótico e marcar mais, quando me comunico. No meu logotipo, é sempre um tipo único de letra. Há uma preocupação do consultor Lucas Personi quanto ao uso dos pontos, que haviam em minha marca, então para facilitar a escrita no Google, foram eliminados, para facilitar a digitação e procura.

Minha logomarca é um limão cortado ao meio, mostrando as camadas e que formam um alvo, veja no meu site: www.ajlimao.com.br

Meu logosom é limão, tão comum que causa estranheza para o nome de uma pessoa. E, quando me apresento geralmente perguntam: “limão mesmo?” A repetição e uma técnica de memorização.

Portanto, crie a sua marca. Trabalhe na sua comunicação. Personalize seu email.

Embalagem

A embalagem vende o produto mesmo antes de você experimentá-lo e comprovar a sua qualidade.   Assim, você deve trabalhar a sua apresentação pessoal. Forma de se vestir, modos ao se apresentar. Procure perceber como cumprimenta alguém. Faça benchmarking, observando pessoas que fazem boa apresentação. O seu aperto de mão conta muito sobre você e sua personalidade. Poderemos falar mais sobre isso em outro texto.

Cuidado com o modo de se vestir, não precisa ser tão vanguardista e também nem tão retro. Acompanhe a moda, mas sem modismo. Use roupas de acordo com o ambiente. Se é um ambiente de negócios, deve se vestir dentro do padrão, fazendo variações para se diferenciar. Mas cuidado com os exageros de roupas muito curtas, ou surradas. Procure lembrar, como foi vestido (a) para a entrevista de emprego. Essa é a forma de vestir-se sempre. Lembre-se de que não é como você gosta de se vestir mas, como o cliente ou a cultura da empresa aceita. Estamos falando do mundo dos negócios.

Nessa questão, use cores que associem ao seu produto. Durante muito tempo, o meu primeiro contato sempre foi com variações de verde ou combinações com verde, que é a cor do meu nome e da fruta que o representa. Utilize os padrões do mundo dos negócios, mas com toques, personalizado. Minhas camisas eram feitas por camiseiro e tinha um limão desenhado (pequeno) em um bolso para apenas duas canetas. Marcava muito e era motivo de comentários sempre que me apresentava. Hoje já sou mais conhecido e uso esporadicamente esse visual, somente em momentos que tenho causar uma impressão inicial forte.

Tenho assessorado clientes meus nessas questões e os resultados são excelentes.

Composição

Sobre a composição das matérias primas do seu produto pessoal e profissional, temos muito que dizer. Farei um novo artigo sobre esse assunto no próximo post. Convido o leitor para colocar suas perguntas e outras dúvidas sobre a questão do marketing pessoal e profissional, assim, poderei aprofundar mais sobre o tema escrevendo aquilo que mais querem saber.

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AJ Limão 

É palestrante, professor, consultor de empresas e autor de livros sobre liderança, negociação e vendas. Especialização em Marketing pela New York State University. Certificação internacional em Coaching e Licensed em DHE – Design Human Engineering® and The Society of NLP™. Foi executivo nas empresas Fleischamann & Royal (Kraft Foods), Santa Marina (Saint Gobain), Incepa (Laufen), Portobello e Eletrolux. Dedica-se a consultoria, coaching, treinamentos e desenvolvimento de Líderes.

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