Quer saber como não desmotivar o colaborador na comunicação do dia a dia? Ou ainda, como não criar barreiras no atendimento ao cliente ou numa venda?
Então leia este breve artigo.
- Se disser ao funcionário: “ Faça isso!…” já o
- Se disser ao cliente: “Você quer um cafezinho?…” já demonstrou má vontade.
- Se disser: “Quer deixar recado?” mostrou falta de consideração.
Questões como essas são simples, mas complexas, porque envolvem a comunicação e o relacionamento humano. Onde as técnicas de DHE – Design Human Engineering®, um avanço da neurolinguística pode mostrar.
Competência em comunicação
Nas minhas consultorias e estudos e assuntos organizacionais, tenho verificado que a competência de comunicação é a primeira de todas aquelas exigidas pelo líder. É impressionante como os gestores desmotivam as pessoas em um simples feedback.
Por exemplo: “Eu não entendo como pode fazer um relatório com essa apresentação… ” Parece adequado, mas não é. Essa frase encerra um julgamento, o funcionário percebe como crítica e tem uma reação, geralmente se justificando, colocando a culpa, no tempo, quantidade de tarefas, no equipamento.
Pior ainda, diz ao funcionário: “Vamos tomar um café que eu quero te dar um feedback”. Com certeza o café vai azedar no estomago e da próxima vez, vai começar a passar mal, quando convidar para um café.
No Café de Negócios do próximo dia 26/02, terça-feira estaremos abordando essas questões e entender quais são as ferramentas de neurolinguística e DHE, que pode usar no o dia a dia na empresa e principalmente em suas vendas.
Anote em sua agenda, nos encontraremos no Share Offices em Bauru.
Até lá!
AJ Limão
Empresário, professor, escritor, consultor há mais de 25 anos em importantes organizações como AmBev, Coca-cola, Duratex, Ford, Hospital Albert Einstein, Mercedes-Benz, Philips, Unilever, VOLVO. Autor dos livros Liderando Equipes, Negocie Bem; Negociando em Qualquer Situação; entre outros, Especialista em Negociação, Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management. Administração de Marketing pela New York State University. Possui certificação Internacional em DHE® Design Human Engineering com Dr. Richard Bandler e Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Formação em Análise Transacional e Certificação em Coach pela ICC – International Coach Community